PRÓXIMO ANTERIOR
 
 
 
 
 

Home » Notícias » “Vinde e Vede” _ Retiro de Carnaval _ 3º Dia

“Vinde e Vede” _ Retiro de Carnaval _ 3º Dia


Santos Anjos | 28 February, 2017

Mais uma vez, o nosso retiro de Carnaval iniciou com o Terço da Misericórdia, às 15h – momento em que pudemos meditar sobre a misericórdia infinita de Deus, fruto da ação do Espírito Santo. Em seguida, a alegria do louvor invadiu os nossos corações nos dando sede de uma vida nova!

“Para estarmos cheios do Espírito Santo, é preciso fazer o caminho com Maria, a Esposa do Espírito, aquela que é bendita e cheia de graça!” Essa foi a imagem e reflexão trazida pela nossa irmã consagrada Monike em sua pregação. Monike enfatizou que Deus conseguiu Jesus do coração de Maria e por isso o Nosso Senhor carrega os traços da Mãe, os seus ensinamentos, sua educação. Maria agiu (e age) todo o tempo com o Espírito. Se pensarmos no exemplo do casamento, entendemos que quando não há a liberdade do sim, ele é nulo. O sim de Maria foi livre! O Espírito Santo esteve com Maria gestando Jesus em sua plena liberdade.

Nossa irmã também nos trouxe a reflexão sobre dois muros: um da natureza e o outro do pecado. O primeiro muro foi derrubado pela Encarnação, quando o Verbo se fez carne e habitou entre nós; o segundo se dissipa na Páscoa, quando celebramos e vivemos a Ressurreição de Jesus, a vida nova. “Portanto, amados, somos livres, como Maria, para decidir pelo Espírito Santo, pelo amor, e não mais pelo pecado, a não ser que ainda insistamos em levantar novos muros em nossas vidas”.

Após a pregação e ansiosos pela vinda do Espírito, clamamos um novo batismo diante de Jesus Sacramentado. Deus nos curou, fortaleceu e renovou o nosso interior com Sua presença abrasadora. Cheios do Espírito Santo, tivemos a oportunidade de, sem seguida, partilhar em grupos os frutos dessa graça.

Para encerrar mais um dia de encontro, participamos da Santa Missa presidida pelo Monsenhor Motta, que nos lembrou, em sua homilia, da importância da renúncia para sermos verdadeiramente católicos. Destacou a diferença entre a sabedoria de Deus e a esperteza dos homens, que não é uma virtude. “A nossa alegria vem do Senhor e, portanto, não é externa, mas deve estar no coração”, onde deve encontrar raiz, fruto da perseverança. Compreendendo a vontade do Senhor, precisamos fazer da vida presente um caminho para a vida eterna, erradicando toda espécie de avareza e egoísmo, que nos afasta de Deus e dos irmãos.

Irmãos, sem o Espírito Santo é impossível amar. Clamemos incessantemente por Maria e o Espírito virá sobre nós, pois junto de Sua Esposa Ele sempre está.

Louvado seja Deus por mais um dia de graça e paz!

Clique aqui para ver os melhores momentos deste terceiro dia.

Deixe um comentário