Home » Notícias » Advento

Advento


Santos Anjos | 15 December, 2017

Advento

A palavra advento vem do latim (adevevtus) e significa chegada, vinda. Mas podemos perguntar: Vinda de que? Quem estamos esperando? O tempo do advento é um tempo litúrgico da Igreja Católica, através do qual nos preparamos para a chegada de Jesus. A vida do Senhor e sua obra de salvação são celebradas, de foram que todos os fiéis possam entrar em comunhão com o celebrado. O decorrer do ano litúrgico “revela todo mistério de Cristo, desde a encarnação e natividade até a ascensão, o dia de Pentecostes e a expectação da feliz esperança e vinda do Senhor (Sacrosanctum Concilium N° 693)”.
O tempo do advento tem início no primeiro domingo do advento e se estende por mais três domingos, os quais vão preceder a celebração do Natal do Senhor Jesus.
O primeiro sentido é aquele no qual esperamos a presença de Jesus que vem hoje, agora, amanhã e no Natal. Está ligado a sua primeira vida, a qual já ocorreu na história, a saber, mediante a Sua encarnação e Seu nascimento inaugurando o final dos tempos até denominado como a plenitude dos tempos (Gal. 4,4).
O advento nos introduz na compreensão e experiência que o Senhor chega também de diversas formas. Vem sacramentalmente como eucaristia para nos salvar, nos salvando dos nossos pecados, nos curando e nos libertando de todo o mal. O Senhor vem ao nosso encontro e chega de forma sempre nova em nossa vida  através da preparação de cada fiel neste tempo de espera. Vem quando vivemos uma vida de oração constante e através das diversas espiritualidades eclesiais vividas em comunhão com a Igreja.
Jesus nasce e vem para nos converter tornandos-nos semelhante a Ele no amor.
É tempo de fazer o caminho até a manjedoura e adorar a nossa esperança, Jesus Cristo encarnado, verdadeiramente Homem e verdadeiramente Deus que nos ama.

Leandro Freitas

Missionário Santos Anjos

Deixe um comentário