PRÓXIMO ANTERIOR
 
 
 
 
 

Home » Formações » O Tríduo Pascal

O Tríduo Pascal


Santos Anjos | 28 March, 2013

As missas da Semana Santa:
Do domingo à quinta-feira de manhã da semana santa há missas especiais que celebram o mistério litúrgico e preparam para o grande tríduo pascal, principal momento litúrgico do ano.

Missa do Domingo de Ramos:


Destacamos a missa do Domingo (realizada já no sábado ao fim do dia e no decorrer de todo o domingo) que é a tradicional Missa de Ramos, ou Missa do Domingo da Paixão do Senhor. Com ela chegamos a Jerusalém e assim, encerramos a Quaresma. Por meio dela celebramos estes dois mistérios da vida do Senhor: a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém e a  Paixão do Senhor. A missa em seu rito normal é celebrada em dois momentos, dividido por meio de uma procissão, ou peregrinação.

Em sua primeira parte celebramos o rito da entrada triunfal, seu mistério. Em seguida vamos em procissão para a Igreja ou local onde ocorrerá a missa principal, e ali, já não celebramos mais o mistério anterior, passamos a celebrar durante a liturgia da Palavra: o mistério da Paixão e Morte de Cristo. Terminada a Liturgia da Palavra segue os ritos da missa celebrando todo este rico mistério .

Missas da Segunda a Quarta-feira santa:


Nestas missas através da Liturgia da Palavra se vai aproximando do mistério, se medita e aprofunda os eventos que antecederam a Paixão do Senhor.

Na segunda-feira santa, seis dias antes da páscoa, refletimos sobre o perfume derramado aos pés de Jesus em Betânia, evento ocorrido neste período.

Na terça-feira e na quarta-feira santa, refletimos sobre Judas que sai da companhia do Senhor e apóstolos para acertar a traição de  Jesus.

Na quarta-feira santa, refletimos sobre os momentos imediatamente anteriores à Paixão. A preparação da ceia, e a preparação da traição.

A Missa dos Santos Óleos:


Esta missa da semana Santa é realizada na manhã da quinta-feira santa, não faz parte do Tríduo santo e é realizada em memória da instituição do novo sacerdócio, sendo celebrada como missa da unidade de todo o clero e seu pastor o bispo. Nesta missa participam todos os sacerdotes, diáconos e bispos auxiliares da diocese, e ali juntos ao seu bispo renovam seus votos. Nesta missa também são abençoados/consagrados pelo bispo os santos óleos que serão utilizados no batismo, na crisma, unção dos enfermos e ordenação.

O TRÍDUO PASCAL:

Breve explicação sobre o Tríduo Pascal:

Até o fim do século III a páscoa foi a única festa anual da Igreja, O desenvolvimento da celebração anual da páscoa acontece a partir da Vigília pascal, que celebra a morte e a ressurreição, ou melhor, a passagem da morte para a vida de ressurreição.

O Tríduo pascal é a realidade da Páscoa do Senhor, celebrada solenemente em três grandes dias especiais: a sexta-feira santa, sábado santo e Domingo de Páscoa; Porém vale entender algo importante, o tríduo em si, começa na quinta à noite (liturgicamente já são as I vésperas da sexta), e segue até o sábado à noite na vigília do domingo ( que liturgicamente já são as I Vésperas do domingo). Diremos assim que as três grandes celebrações do Tríduo são a Missa do Lava-pés,  a Celebração da morte do Senhor e a Solene Vigília Pascal.

Cada dia do Tríduo lembra o outro, abre-se sobre o outro, assim como a idéia da ressurreição supõe a da morte. Todo o Tríduo pascal converge para a celebração da vigília na noite santa do sábado. O Tríduo pascal da paixão e da ressurreição do Senhor, inicia-se com a Missa na Ceia do Senhor, tem seu ponto alto na Vigília Pascal e termina com as vésperas do Domingo de Ressurreição.

Não podemos entrar no espírito das celebrações destes dias, no mistério profundo da Páscoa, se nos atemos somente a aspectos parciais das celebrações, dados históricos e, até mesmo ao aspecto devocional por cada um dos momentos da vida do Senhor. Para entrar no verdadeiro mistério da Páscoa, necessitamos unicamente da graça do Espírito Santo, que nos fará colher em nossos corações a unidade e a totalidade deste mistério.

Fonte: http://www.comshalom.org/formacao/exibir.php?form_id=5210

Deixe um comentário