PRÓXIMO ANTERIOR
 
 
 
 
 

Home » Eventos, Notícias » Quaresma de São Miguel 2019

Quaresma de São Miguel 2019


Santos Anjos | 5 September, 2019

Quaresma de São Miguel Arcanjo

VEJA AQUI O ROSÁRIO –

PARTE 1

PARTE 2

(Oração para cada dia: de 21/Agosto a 29/Setembro)

Caríssimos irmãos e irmãs, esse é um convite para que você venha participar da nossa espiritualidade rezando conosco a quaresma de São Miguel Arcanjo. Na vida da Comunidade SANTOS ANJOS esse é um tempo particular de exercícios espirituais que precisa ser conduzido pelo Espírito Santo para que possamos trilhar os caminhos que o Senhor preparou especialmente para nós. Do contrário vamos repetir orações sem profundidade, correndo o risco de passarmos quarenta dias sem o desejado alimento espiritual que irá nos fortalecer para a perseverança na busca da santidade.

Assim, inclua-se nesse tempo, além das orações diárias do folheto e da oração do Terço da Coroa Angélica, a leitura e reflexão do Livro Bíblico de Tobias (tomando um pouco em cada dia até completar os 14 capítulos), o compromisso de jejum semanal e a Confissão Sacramental a partir de um bom exame de consciência. Sim, porque essa “é a vontade de Deus para nós: a nossa santificação” (Cf 1Ts 4,3).

Vejamos o que diz nossa ”Regra de Vida” (RVCSA 326-327)

“Nos primeiros tempos da fundação de nossa Comunidade, o Senhor, no esplendor de Seu zelo amoroso, nos alertou para as semanas que antecedem a nossa Consagração. Sabedor das artimanhas do mal, que quer sempre e obstinadamente destruir os projetos de Deus, o Espírito Santo nos levou ao discernimento para que houvesse uma preparação especial de todos aqueles que desejam se consagrar a Deus na Comunidade SANTOS ANJOS. Nesse sentido então, fomos levados a descobrir na história de algumas congregações religiosas, e mesmo na vida de São Francisco de Assis, a prática da quaresma de São Miguel Arcanjo como um tempo de reflexão vocacional.”

Assim, nesses quarenta dias que antecedem o dia 29 de setembro, dia dedicado pela Igreja aos Santos Arcanjos e também data de nossa consagração, assumiremos um período de oração e de exercícios espirituais, incluindo o compromisso diário da oração do Terço da Coroa Angélica.

Portanto, essa quaresma deve promover uma reflexão interior que questione com profundidade, a caminhada de cada um de nós e, em especial, de cada membro da Comunidade SANTOS ANJOS. Ressaltando a vida no carisma original, a busca da santidade, a necessidade de uma participação mais intensa na vida da comunidade, o acolhimento e a disponibilidade alegre para o serviço. Esse tempo será precioso para que o Espírito Santo possa nos conduzir para um verdadeiro encontro com Jesus Cristo,  razão pela qual sempre podemos recomeçar.

COMO PARTICIPAR DA QUARESMA DE SÃO MIGUEL ARCANJO

O importante em toda campanha de oração é a nossa fidelidade diária e as intenções que apresentamos a Deus, nesse caso, pela intercessão do Arcanjo, invocando os nove coros celestiais dos Santos Anjos. Desse modo, a Quaresma de São Miguel Arcanjo deverá ser para todos nós um tempo de reconciliação com Deus, com a família e com os irmãos, onde deveremos nos submeter à misericórdia do Senhor através de uma bem preparada Confissão Sacramental. Esses 40 dias de oração deverão ser de uma verdadeira peregrinação a Deus com São Miguel Arcanjo. Buscando maior abertura à conversão, ao aprimoramento da vocação à santidade, maior docilidade à formação e um amadurecido esforço de despojamento para o crescimento fraterno e missionário, principalmente porque, comprometidos com o Evangelho, teremos nesse tempo uma boa oportunidade de reflexão, traçando propósitos para sermos melhores

Assim, a partir do dia 21 de agosto, devemos reservar diariamente um tempo de oração para essa quaresma, sempre que possível, em companhia de irmãos de comunidade e/ou de familiares.

Se você puder dispor de uma gravura ou um ícone de São Miguel Arcanjo coloque-a em lugar visível em sua casa e diante dela faça suas orações de cada dia segundo os seguintes passos:

  • Comece com o Sinal da Cruz rezando a oração do Espírito Santo;
  • Apresente a São Miguel sua intenção do dia;
  • Segundo a Liturgia da Igreja, tome sua Bíblia para ler e refletir sobre o evangelho do dia, deixando que Deus fale ao seu coração a respeito. Se achar oportuno escreva num caderno os frutos dessa reflexão;
  • Feito isso, faça as Orações do folheto;
  • Reze o Rosário de São Miguel Arcanjo, incluindo além da intenção do dia as seguintes intenções:

1) Pela Igreja: pelo Papa, pelos Bispos e por todos os Sacerdotes e Diáconos que nos assistem, e ainda, por vocações sacerdotais na Igreja;

2) Pelos casais, pelos jovens e por todas as nossas famílias;

3) Pela sua Paróquia;

4) Pelo nosso Brasil;

5) Por aquelas pessoas que nos pedem oração e/ou pelas quais temos o compromisso de rezar diariamente;

6) Pelos doentes, marginalizados e sofredores;

7) Pelas crianças;

8 ) Particularmente por você que reza esse terço – peça por suas necessidades;

9) E pela Comunidade Santos Anjos para que o Senhor nos dê o suporte de Sua Graça para perseverarmos até o fim.

Assim, teremos uma intenção para cada um dos 9 Coros dos Anjos. Só nos falta começar e sermos fiéis até o fim. Nos últimos dias venha celebrar conosco o Tríduo dos Arcanjos (27, 28 e 29 de setembro).

Consagração Diária a SÃO MIGUEL ARCANJO

Oremos: São Miguel Arcanjo, guardião da Igreja e príncipe das milícias celestiais, eu me apresento diante de vós e dos Santos Anjos de Deus. Confiando na vossa guarda poderosa vos escolho hoje para meu protetor e meu particular intercessor, propondo-me honrar-vos fielmente com as minhas orações. Assisti-me durante todo esse dia a fim de que jamais eu ofenda a Deus com meus pensamentos, palavras, atos e omissões. Fortalecei e orientai a minha resposta ao chamado de Deus e protegei-me de todo engano e de toda a negligência. Arcanjo São Miguel guarde em vossa santa e poderosa defesa, meus familiares e irmãos de Comunidade. Defendei-me contra as tentações do maligno e alcançai para mim e para meus queridos, uma morte serena e a pátria da eterna glória. São Miguel Arcanjo, rogai por nós para que sejamos dignos das promessas de Cristo, Amém!”.

Oração a SÃO MIGUEL ARCANJO (pequeno exorcismo de São Leão XIII)

Oremos: “São Miguel Arcanjo, defendei-nos no combate, sede nosso refúgio contra a maldade e as ciladas do demônio! Ordene-lhes Deus, instantemente vos pedimos; e vós, príncipe da Milícia Celeste, pela virtude Divina, precipitai ao inferno a Satanás e a todos os espíritos malignos que andam pelo mundo para perder as almas. + Amém”!

Oração a NOSSA SENHORA RAINHA DOS ANJOS

Oremos: “Augusta Rainha do Céu, altíssima Senhora dos Anjos. Vós que desde o princípio recebeste de Deus o poder e a missão de esmagar a cabeça de Satanás, nós vos suplicamos humildemente, que envieis vossas santas legiões para que, sob vossas ordens e por vosso poder, persigam os demônios, os combatam por toda parte, reprimam sua audácia e os precipitem no abismo do inferno. Quem como Deus? São Miguel, Santos Anjos e Arcanjos, defendam-nos e guardai-nos. Ó Mãe de Deus, enviai vossos Anjos para defender-nos e afastar para longe de nós o cruel inimigo. Ó boa e terna Mãe, vós sereis sempre o nosso amor e a nossa esperança. Amém!”

Oração ao SANTO ANJO DA GUARDA (Essa oração deverá ser feita à noite ao deitar e ao acordar pela manhã)

Oremos: ”Santo Anjo do Senhor, meu zeloso guardador, se a ti me confiou à piedade divina, sempre me rege, me guarde, me governe e me ilumine. Amém!” QSMA – TEXTO RESUMIDO.GERAL

OBS: Não importa se você está iniciando hoje, Importa é rezar! Vá em frente!

Deixe um comentário