PRÓXIMO ANTERIOR
 
 
 
 
 

Home » Formações » Quaresma de São Miguel Arcanjo

Quaresma de São Miguel Arcanjo


Santos Anjos | 19 August, 2017

Exercícios Espirituais – 2017
(21 / Agosto à 29 / Setembro)

Queridos Irmãos e Irmãs,

A Quaresma de São Miguel é um tempo que Deus nos oferece para nos afeiçoar ainda mais a Ele. É um tempo propício de oração e de um revigorar no Espírito da Vocação Santos Anjos. Lembrando nossa Regra de Vida: “Desde os primeiros anos da fundação da Comunidade Santos Anjos, a Quaresma de São Miguel Arcanjo é celebrada com início em 21 de agosto até a festa dos arcanjos, em 29 de setembro.

A quaresma marca um tempo de profunda atividade espiritual envolvendo toda a fraternidade. Bem como se encontra em nossa Regra de Vida, 326 e 327. Nos primeiros tempos da fundação de nossa Comunidade SANTOS ANJOS, o Senhor, no esplendor de Seu zelo amoroso, nos alertou para as semanas que antecedem a data de nossa Consagração. Sabedor das artimanhas do mal, que quer sempre e obstinadamente destruir os projetos de Deus, o Espírito Santo nos levou ao discernimento para que houvesse uma preparação especial de todos aqueles que desejam consagrarem-se a Deus na Comunidade SANTOS ANJOS. Nesse sentido então, fomos levados a descobrir na história de algumas congregações religiosas, e mesmo na vida de São Francisco de Assis, a prática da quaresma de São Miguel Arcanjo como um tempo de reflexão”.

“Assim, nesses quarenta dias que antecedem ao dia 29 de setembro, assumiremos um tempo de oração incluindo o compromisso diário da oração do Rosário de São Miguel Arcanjo. Portanto, essa quaresma de São Miguel deve promover uma reflexão interior que questione com profundidade, a caminhada pessoal de cada um de nós. Ressaltando a busca da santidade, a necessidade de uma participação mais intensa na vida comunitária, o acolhimento e a disponibilidade alegre para o serviço na Comunidade e nas Paróquias. Esse tempo será precioso para que o Espírito Santo possa nos conduzir a reconciliação com Deus e com os irmãos; a termos um verdadeiro encontro com Jesus, razão pela qual sempre podemos recomeçar”.

1- Oração a SÃO MIGUEL ARCANJO (pequeno exorcismo de São Leão XIII)

Oremos: “São Miguel Arcanjo, defendei-nos no combate, sede nosso refúgio contra a maldade e as ciladas do demônio! Ordene-lhes Deus, instantemente o pedimos; e vós, príncipe da Milícia Celeste, pela virtude divina, precipitai ao inferno a satanás e a todos os espíritos malignos que andam pelo mundo para perder as almas. Amém”!

2- Oração a NOSSA SENHORA RAINHA DOS ANJOS

Oremos: “Augusta Rainha do Céu, altíssima Senhora dos Anjos. Vós que desde o princípio recebeste de Deus o poder e a missão de esmagar a cabeça de Satanás, nós vos suplicamos humildemente, que envieis vossas santas legiões para que, sob vossas ordens e por vosso poder, persigam os demônios, os combatam por toda parte, reprimam sua audácia e os precipitem no abismo do inferno. Quem como Deus? São Miguel, Santos Anjos e Arcanjos, defendei-nos. Ó boa e terna Mãe, vós sereis sempre o nosso amor e a nossa esperança. Amém!”

3- Oração ao SANTO ANJO DA GUARDA

Oremos: ”Santo Anjo do Senhor, meu zeloso guardador, se a ti me confiou à piedade divina, sempre me rege, guarde, governe e ilumine. Amém!”

4- Como participar da Quaresma de São Miguel Arcanjo (QSMA)

O importante em toda campanha de oração é a nossa fidelidade diária e as intenções que apresentamos a Deus, nesse caso pela intercessão do Arcanjo Miguel e dos 9 Coros Celestiais dos Santos Anjos. Desse modo, a Quaresma de São Miguel Arcanjo deverá ser para todos e, de modo particular, para os membros da Comunidade SANTOS ANJOS, um tempo de reconciliação com Deus, com a família e com os irmãos, onde deveremos nos submeter à misericórdia do Senhor através de uma bem preparada Confissão Sacramental. Sim porque essa é a vontade de Deus para nós: a santidade!

Esses 40 dias de oração deverão ser de uma verdadeira peregrinação a Deus com São Miguel Arcanjo. Buscando maior abertura à conversão, ao aprimoramento da vocação à santidade, maior docilidade à formação e um amadurecido esforço de despojamento para o crescimento fraterno e missionário, principalmente para aqueles que são comprometidos com o Evangelho e que devem ter nesse tempo uma bela oportunidade de reflexão.

Assim, a partir do dia 21 de agosto, devemos reservar diariamente um tempo de oração para essa quaresma, sempre que possível e não obrigatório, em companhia de irmãos de Comunidade e/ou de familiares.

Se você puder dispor de uma gravura de São Miguel Arcanjo coloque-a em lugar visível em sua casa e diante dela faça suas orações de cada dia segundo os seguintes passos:

  • Comece com o Sinal da Cruz rezando a oração do Espírito Santo;
  • Apresente a São Miguel sua intenção do dia;
  • Faça as Orações seguindo a ordem dos itens de 1 a 3;
  • Reze o Rosário São Miguel Arcanjo, incluindo além da intenção do dia e de suas intenções particulares; 1) lembrando de rezar pela Igreja, pelo Papa Francisco, pelo seu Bispo Diocesano e por todos os sacerdotes; 2) pelos casais, pelos jovens e por todas as nossas famílias; 3) pelos nossos doentes; 4) pelas pessoas que nos pedem oração ou pelas quais temos o compromisso de rezar diariamente. Além dessas intenções faça uma intenção para cada um dos 9 Coros dos Anjos.
  • Nos últimos dias venha celebrar conosco o Tríduo dos Arcanjos (27, 28 e 29 de setembro).

5- Oração Final – Consagração Diária a SÃO MIGUEL ARCANJO

Oremos: “São Miguel Arcanjo, guardião da Igreja e príncipe das milícias celestiais, eu me apresento diante de vós e dos Santos Anjos de Deus. Confiando na vossa guarda poderosa vos escolho hoje para meu protetor e meu particular intercessor, propondo-me honrar-vos fielmente com as minhas orações. Assisti-me durante todo esse dia a fim de que jamais eu ofenda a Deus com meus pensamentos, palavras, atos e omissões. Fortalecei e orientai a minha resposta ao chamado de Deus e protegei-me de todo engano e de toda a negligência. Arcanjo São Miguel guarde em vossa santa e poderosa defesa, meus familiares e irmãos de Comunidade. Defendei-me contra as tentações do maligno e alcançai para mim e para meus queridos, uma morte serena e a pátria da eterna glória.

São Miguel Arcanjo, rogai por nós para que sejamos dignos das promessas de Cristo, Amém!”

Para baixar e imprimir os arquivos, clique nos links abaixo:

1 Comentario para: " Quaresma de São Miguel Arcanjo "

  1. Quaresma de São Miguel Arcanjo. Unidos com os anjos e lutando contra todo o mal, para que a cada dia possamos experimentar o poder de Deus e ser fiel ao seu chamado!

Deixe um comentário