PRÓXIMO ANTERIOR
 
 
 
 
 

Home » Formações » UM POUCO SOBRE SÃO RAFAEL ARCANJO

UM POUCO SOBRE SÃO RAFAEL ARCANJO


Santos Anjos | 16 May, 2017

UM POUCO SOBRE SÃO RAFAEL ARCANJO

Conhecido como a Cura de Deus, São Rafael, na narrativa do livro de Tobias, não aparece só para servir como embaixador da cura, mas também é solícito a outros desígnios Salvíficos. Ao Arcanjo, então, é lhe dada a capacidade para se apresentar como um jovem de belo aspecto (Tb 5,5) e assim o mensageiro de Deus vem prestar toda assistência, oferecendo auxílio, proteção e intercessão àqueles fieis servos do Senhor. E como exemplo de homem justo e fiel a Deus, constatamos neste sagrado livro, a figura de Tobit, que mesmo vivendo em meio a tantos desfortúnios (o cativeiro e as perseguições) guardava em seu coração o Temor a Deus desde a juventude.  A sabedoria se fazia nele. Comtemplamos esta sabedoria descrita pelo seu proceder, pois   adorava o Senhor no Templo de Israel , oferecendo as primícias e os dízimos de seus bens, alimentava os famintos, vestia os nus, e com um carisma todo particular, sepultava os defuntos. A história mostra como exemplo a vida de Sara que também mantinha o Temor de Deus em seu coração.

Podemos ler então: “As orações foram ouvidas ao mesmo tempo diante da glória do Deus Altíssimo e um santo anjo do Senhor, Rafael, fora enviado”… (Tb 3,24-25).

Nos versículos citados, fica muito claro que o Arcanjo é uma resposta amorosa de Deus para os clamores daqueles que se entregam em suas mãos. As orações dos dois personagens tinham motivos muito distintos, aparentemente. Um havia ficado cego e a outra, perdido seus maridos. Mas nos seus clamores, seus corações eram como se fosse um. Os dois sofriam as mesmas pilhagens e humilhações. Glorificavam a Deus do mesmo modo. Demonstravam humildade se reconhecendo pecadores; conservavam seus corações na retidão, no temor e na completa confiança do Senhor.                                                                  São Rafael, já naquele momento começa a agir como Resposta de Deus na vida de Tobit e Sara. Ao se encontrar com Tobit logo o encoraja proclamando com toda autoridade a cura da cegueira. “Tem ânimo, porque é fácil a Deus curar-te”! (Tb 5,13) O episódio marca a missão que lhe foi cofiada como  Medicina de Deus.

No decorrer da narrativa entendemos o Arcanjo como Protetor e Condutor dos Viajantes e Missionários quando responde as indagações de Tobit dizendo: “Conduzirei o teu filho são e salvo e to trarei de novo são e salvo.”(Tb 5,20) Ao ouvir palavras tão contundentes, o coração daquele pai se tranquiliza porque confia que o jovem (como que um Anjo) iria conduzir e proteger, livrando seu filho tão amado, de todos os perigos.

E por fim, São Rafael, intercede, reconcilia, aconselha e dá uma verdadeira formação para Tobias e Sara, que iam se casar.

Havia ali naquela história, uma opressão demoníaca. O arcanjo declara a verdade e a verdade liberta: …”Ouve-me, e eu te mostrarei sobre quem o demônio tem poder”… (Tb 6,16-17). E após intervir naquela situação com tanta clareza, fazendo-o refletir, mostra-lhe o caminho de excelência para a derradeira libertação quando o  instrui sobre o valor da oração:…”não vos ocupareis de outra coisa senão de orar juntos”… (Tb 6,18). Pode-se então, ao Arcanjo Rafael,  intitulá-lo também como Patrono dos Casais.

Margarete Braga de Oliveira

Comunidade SANTOS ANJOS

Deixe um comentário